Uma tendência entre fabricantes de diversos tipos de dispositivos, dos notebooks aos celulares, vem tornando a bateria que acompanha esses aparelhos fixa, e muitas vezes, inacessível para os usuários. Se antes era possível remover o componente para trocá-lo, por exemplo, hoje esse tipo de processo acaba exigindo conhecimentos e equipamento para ser realizado.
Mas por que as baterias estão se tornando inacessíveis? Há algumas razões, mas a principal delas é o fato de que ao torna-las fixas no interior dos dispositivos, o fabricante ganha mais liberdade na hora de desenhar o produto.
Com a bateria interna e não removível, notebooks se tornaram muito mais finos, já que os designers podem criar o componente em formatos não convencionais, como você pode ver na fotografia que mostra o interior do MacBook Pro, destacando suas baterias.
Observe que o conjunto de baterias não forma uma única peça e não segue um formato convencional. Além disso, ao contrário de uma bateria que você pode “pegar com a mão”, o modelo usado pela Apple no interior dos seus notebooks não tem o aspecto rígido que você encontra em baterias de notebooks que podem ser extraídas.
Esse mesmo modelo é usado por praticamente todo fabricante de ultrabooks que opta por tornar sua bateria inacessível. A mesma doutrina de design é encontrada no interior de iPads e outros tablets.
Além disso, baterias fixas permitem que o desenho do dispositivo ganhe mais fluídez, já que se torna possível criar um produto com um corpo único. Celulares que optam por esse modelo, tendem a ser fabricados a partir de blocos de alumínio e acabam apresentando um chassi mais rígido.
Essas são algumas das razões que explicam porque a Samsung decidiu tornar os smartphones Galaxy S6 produtos com baterias não removíveis, ao contrário das gerações anteriores da linha, que sempre permitiram ao usuário remover o componente.
Outros motivos
Baterias internas que não podem ser removidas também estão mais protegidas de acidentes e são mais difíceis de se perder.

Além disso, ao isolar o interior do dispositivo das oscilações do ambiente ao seu redor, o fabricante pode ter mais segurança sobre a proteção dos componentes do aparelho, já que não há brecha e tampas que, se removidas, podem dar espaço à entrada de líquido e partículas de poeira que, com o tempo, podem se tornar nocivas ao funcionamento do aparelho.
Fonte: techtudo
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!