Um dos principais problemas ao perder um celular é deixar que outra pessoa, ou mesmo um ladrão, no caso do usuário ter sido roubado, tenha acesso a todas as suas informações que podem ser acessadas pelo smartphone. Muitas vezes os usuários deixam disponíveis acesso fácil a todos os aplicativos sem que a outra pessoa que esteja em posse do smartphone tenha dificuldades em acessá-las e utilizá-las da maneira que bem entenderem.

Por isso, é fundamental tomar alguns cuidados na hora de colocar informações no seu smartphone, afinal de contas, você nunca sabe quando poderá perdê-lo ou acabar sendo roubado por aí. Abaixo reunimos cinco dicas que deixarão a tarefa de qualquer pessoa mal-intencionada mais difícil na hora de acessar as informações de seu celular e que irão garantir a integridade e a privacidade dos seus dados.

Bloqueie a tela do seu celular

Esse é um dos métodos mais comuns para inibir a tentativa de outros de utilizarem seu smartphone. O bloqueio da tela inicial do celular é um obstáculo logo de cara que qualquer ladrão terá de enfrentar sem antes ter tido acesso a qualquer informação contida no aparelho. O recurso é bem fácil de configurar, onde o usuário pode escolher por uma senha deslizante, numérica ou um código PIN.

Smartphone 01

O iPhone 5s, por exemplo, possui um recurso ainda mais moderno. A Apple introduziu o scanner de digitais que permite que apenas o dono do aparelho consiga desbloqueá-lo com a sua digital. Do contrário, não adianta nem mesmo o ladrão ou outra pessoa mal-intenciona tentar adivinhar a combinação da tela de bloqueio.

A desvantagem desse mecanismo é que se torna incômodo ter que desbloqueá-lo todas as vezes que for preciso utilizar o aparelho. A dica para minimizar isso é lembrar-se de ativar a tela de bloqueio apenas quando você sair de casa.

Faça uso de recursos remotos

Recursos remotos ainda são desconhecidos por boa parte dos usuários. Porém, eles são muito úteis na hora de encontrar um smartphone perdido. Para quem possui iPhone, a Apple colocou em seu aparelho, desde a versão 3.0 do iOS, o recurso “Buscar Meu iPhone”. Por meio dele é possível que o dono saiba onde o seu aparelho está caso o tenha perdido, esquecido em algum lugar ou tenha sido roubado e quer saber exatamente onde encontrá-lo. O interessante é que o aplicativo da Apple vai além de mostrar ao usuário onde o seu aparelho está. Você pode escolher travar imediatamente o seu dispositivo e enviar uma mensagem com um telefone para contato para que a pessoa que está em posse do seu iPhone possa realizar o contato com você a fim de devolvê-lo. Existe também a função “Apagar iPhone”, que apaga todos os dados do aparelho. Para você realizar a ativação, basta acessar a página do iCloud e ir no menu “Configurações”. O recurso é disponibilizado para todos os aparelhos da Apple, desde iPods e iPads, a Macs.

Se você é usuário Android e quer ter um sistema similar ao da Apple, conforme explicado acima, saiba que os aparelhos possuem suporte a um mecanismo de consulta por meio de sua própria conta Google. Este serviço denominado de Gerenciador de Dispositivo Android é capaz de revelar a localização de seu aparelho dentro de um mapa, além de apagar os dados existentes no smartphone e possibilitar o bloqueio do aparelho remotamente. Para isto, basta acessar o aplicativo Configurações do Google e ir para a opção Gerenciador de Dispositivo Android para ativar as opções. Vale lembrar que se você costuma desabilitar o serviço de GPS do seu aparelho com a finalidade de poupar bateria ou de não ser encontrado por alguém, você não poderá descobrir onde seu smartphone está caso o acabe perdendo.

Fonte: analtech

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *